sexta-feira, 5 de março de 2010

Feijoada Vegetariana.


Certo dia, olhei para um pedaço de bife e nunca mais quis comer carne. Simples assim foi a minha mudança para ser vegetariana. Depois desse dia nunca mais quis e nem senti vontade de comer carne novamente. Freqüentava da mesma forma aos churrascos de família sempre levando a minha proteína bem temperadinha e fazia a minha alegria ali mesmo.
 Ah, claro sempre existiu quem tirasse um sarrinho e quando me irritavam logo dizia coisas que prefiro nem citar. (Para não ofender ninguém). E não dizem que a verdade dói?  Pois é! E não me venham com a história do peixe! Quantas vezes eu ouvi isso!!  Você não come carne, e peixe você come? Nunca vi peixe dá em árvore?! Ou pé de peixe... Hahaha
Depois disso me tornei Vegan, e aboli completamente todo e qualquer produto de origem animal. Conheci meu marido Vegetariano e Straight edge na época há 14 anos adepto disso tudo. Quando nos conhecemos pensávamos que cada um era vegan e assim ficamos. Fiquei grávida e ainda sim, mantive minha dieta vegan. Meu filho nasceu com 3,850Kl e 52 cm...  Nem preciso dizer que ele nasceu saudavél né?!
Depois que o Theo chegou tudo mudou e acabamos nos tornando vegetarianos também há pouco tempo. Não que ser Vegan fosse ou é ruim, mas assim optamos e estamos felizes. Continuamos tomando leite de soja e não tomamos leite de vaca á menos que esse contenha em algum industrializado ou congelado e o mesmo é com ovo. O Theo tem nojinho de ovo e carne. E sabia que pesquisas comprovam que os bebês já nascem com esse repudio. Mas que por insistência e cultura dos pais acabam se adaptando a essa dieta (?).
O Theo come muito bem e de tudo! Mal termino de fazer a “Carne” de soja e lá esta ele pedindo, cenoura, tomate, beterraba, abobrinha e tudo quanto for leguminoso ele AMA!
 Honestamente sou adepta do Livre abitrio. Você é responsável pelos seus atos. Quando falo sobre tudo isso, não pretendo impor a ninguém. Gosto de trocar idéias e experiências, mas nunca vão me ver por aí levantando bandeira alguma. (Foi o tempo!) Assim como se um dia meu filho quiser comer carne vou respeitá-lo como respeito os demais. E olha que já ouvi cada coisa!!! Hahahahaha
Portanto histórias á parte, vou passar uma receita que eu AMO fazer aqui em casa.
A feijoada vegetariana!
-1 quilo de feijão preto cozido
-2 cebolas picadinhas
- Tofu defumado picado
- Tofu tipo chinês cortado em cubinhos
-1/2 xícara de óleo para refogar a cebola
-2 abobrinhas cortadas em cubinhos
 -1/2 pimentão amarelo cortado em cubinhos.
-1/2 pimentão verde cortado em cubinhos.
-2 cenouras grandes cortadas em cubinhos.
-4 batatas grandes cortada em cubinhos.
-2 saquinhos de Sazon feijão.
-1 lata de salsicha vegetal cortada em fatias.
-300 gramas de proteina de soja desidratada grande.
-sal e salsa a gosto.

Modo de Preparo:
Adicione em uma panela  a abobrinha, o pimentão, a cenoura e as batatas cortadas em cubinhos  com 1/2xicara de água para cozinhar. Se preferir pode colocar um cubo de caldo de legumes. Mas tome cuidado com o sal. Quando os vegetais estiverem "al dente", reserve.
Em uma panela, coloca a cebola, o alho e o tofu defumado no óleo para fritar. Em seguida coloque o feijão com as salsichas, o tofu tipo chinês para cozinhar.
Após o cozimento do feijão integre os vegetais adicionando salsa fresca, os pacotinhos de Sazon ou tempero de sua preferência e o sal.
 E só servir com arroz branco e couve refogada.  
Vale apena experimentar, pois é maravilhosa!!
Espero que gostem! Se quiserem diversificar troque o feijão preto pelo branco. Também fica uma delicia!
Obrigada pelas visitas e pelos comentários!!
 Beijo a todos!!



5 comentários:

  1. Não é por ser minha esposa não mas é a melhor cozinheira do mundo inteiro , te amo , beijos .

    ResponderExcluir
  2. Mari!!! Nao sabia que vc era Vegan!! Que tudo!! Eu não como mamiferos... mas como peixe e um pouco de frango.. .esse eu nao consigo.. na verdade, nem quero.. mas vc faz muito bem pra sua saude!! Isso é tudo de bom!!
    Meu marido é super carnivoro, mas como sou eu quem cozinho, final de semana quando a gente sai ele vai logo numa picanha, ou hamburguer de carne bovina hehehe
    Quero muito que meus filhos nao comam carne, nem tomem refri.. mas eles tem que ter personalidade, pq os amiguinhos da escola... heheheh

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Hummmm vou fazer essa feijoada...hummmm
    Hoje eu fiz um kibe de soja, nossa ta deliciosooo, mas desfarelando hahaha ensina a fazer kibe de soja benhê? beijoooos!!!

    ResponderExcluir
  4. Mariiiiiiiiiii!!!
    Que foto linda!!
    Sou MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, álias SOMOSSSSSSS, eu e meus hermanos!
    De verdade NUNCA comemos uma feijoada TÃO MARAVILHOSA como a da Mari, é perfeita, deliciosaaaaaaaaaaaaaaaaa...
    E só pra dizer que não é nem um pouco mentira, todas as vezes que minha Mãe faz ak em casa, lembramos da sua...rsrsrs
    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  5. Uma dica bem gostosa pra feijoada vegan é prepará-la com um pouquinho de curry, e ao invés de cozinhar os legumes em caldo, tu podes dar uma grelhadinha com curry e sal tb, principaleme abóbora, fica uma coisa de louco.
    um abraço

    ResponderExcluir