quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Origami é viciante!

Quem me ensinou meu primeiro origami, foi minha amiga do coração Carolina Midori. Nas aulas vagas da escola, lá estava ela dobrando papelzinho... Até que de tanto encher a paciência dela, eu aprendi a fazer o Tsuru. (ou Grou).

(O Tsuru é uma das dobraduras mais tradicionais e representa a cegonha ou garça (grou). Para os japoneses é o símbolo da Boa sorte, felicidade, saúde, longevidade e paz. Diz uma antiga lenda japonesa que ao dobrar com fé mil tsurus (senbazuru) nossos pedidos serão realizados: a recuperação de um doente, a felicidade no casamento, a conquista de um emprego, de uma vaga na universidade...)

Desde então todo papelzinho que pegava, virava esse origami de Tsuru. Há um tempo vi no blog da Andrea “Vida Simples”, um móbile que ela havia feito de Tsurus! - Nossa como não pensei nisso antes? Amei essa idéia! Pois lá fui eu correndo para a papelaria comprar um monte de papel dobradura, para criar um móbile bem legal de Tsuru aqui pra casa. Já que meu sino dos ventos não chega nunca (NÉ AMOR?!) hahahaha E olha no que deu...

Sobrou até para o quartinho do Theo.

E como isso viciante fui aprender a fazer flores, borboletas e corações tudo de origami.

Aprendi também sobre os kusudamas.

(Kusudama é um enfeite em forma de uma bola com feixes de fios coloridos e que ficam normalmente pendurados enfeitando o ambiente. A palavra Kusudama é uma união de outras duas palavras: kusuri = remédio e tama = bola. A kusudama era normalmente utilizada como um amuleto que servia para afastar o mal das crianças. Mas atualmente é utilizada como um ornamento podendo ter, em seu interior, algum perfume para se espalhar pelo ambiente. Originalmente eram usados como amuletos pendurados na cabeceira da cama de doentes contendo na parte interna ervas aromáticas. O Kusudama além do seu poder curativo, é usado como peça de decoração e acredita-se que influencia de forma positiva tanto a pessoa que o faz como aquela que apenas o contempla.)

Agora estou fazendo um chamado Bloom, não sei se esta certo esse nome. Pois pesquisando ele aparece com outro nome.

Encontrei por acaso o P.A.P dele no blog da Juliana Motzko - Ateliê de Artes Virtual. E quando o meu ficar pronto posto para mostrar minha proeza.

Esse é o legal do Origami, existem diagramas para todos os níveis, desde os mais fáceis até outros beeeeeem complicados, que exigem uma dose maior de experiência. Com paciência e dedicação, o resultado de cada dobradura, mesmo a mais simples, é sempre uma verdadeira conquista.

Algumas dicas para fazer uma boa dobradura.

- Trabalhe sobre uma superfície lisa, plana e bem iluminada, para facilitar as dobras
- Procure estar com as mãos limpas
- Utilize sempre um papel cortado simetricamente
- Faça as dobras com muita atenção, passando a unha do polegar ao longo de cada uma para acentuar o vinco
- Procure seguir os diagramas sempre na seqüência
- Na dúvida sobre um determinado passo, procure ver como ficará a figura no passo seguinte.


Agora é só soltar a imaginação e colocar a mão na massa. Há varios videos no Youtube, que ensinam a fazer origami.

Aprendendo origami.

É isso, espero que tenham gostado das dicas.

E não posso deixar de agradecer minha amiga linda Mid, por ter me ensinado o Tsuru, a estrelinha, a colar nas provas...ahahahaha

E quando terminar o meu Kusudama eu posto aqui!


Beijinhos.

Mari!


4 comentários:

  1. Que lindo!!! Adorei! e que aula ein? rsss vou ficar espiando o resto. bjocas

    ResponderExcluir
  2. Ai eu adoro origami!! Terapia total!!! E realmente é bem viciante...

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Aaai que chiquee, fui citada ne seu post!hsuahuaha
    aulas vagas... há... era soh nessas aulas? hahaha

    uma coisa que estou fazendo mto aki é o papercraft... é tipo o kirigami.... mas com figuras... hehehe... joga um dia no google " diagramas de papercraft" e dá uma olhada... =]


    saudadees de ti xuxu!


    bjoo

    ResponderExcluir
  4. Lindos! Eu morro de vontade de aprender. Principalmente a fazer aquelas estrelinhas....

    Beijinhos

    ResponderExcluir