segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PET pra que te quero.

Quando falamos sobre sustentabilidade, ecologia e vegetarianismo, muitas pessoas torcem o nariz dizendo que isso é coisa de “moderninhos chatos”. Ah claro, é mais fácil ter um argumento pronto, do que parar para pensar nas conseqüências que o crescimento desenfreado da civilização causa no planeta. E o mesmo grita para atitudes urgentes que funcionem. E foi pensando nisso tudo que a ONG Hondurenha Eco-Tec, vem realizando uma série de projetos com arquitetura reciclável em toda a América Latina. A organização é comandada pelo alemão Andreas Froese que além de construir obras de moradia e infra-estrutura, faz um trabalho de capacitação nas comunidades onde atua. Apresentando soluções para o problema do lixo,a ECO-TEC inventou essa técnica única, que evita ao máximo o uso do cimento e reduz os custos de uma obra em até 40% dos custos tradicionais. Tranformando o suposto "Lixo" em consiência ambiental.

Assim Ingrid Vaca Diez, (Advogada, Admistradora de empresas e Auditora) decidiu aceitar o desafio de construir uma casa com 70% de garrafas PET´s entre outros materiais. Foram utilizadas 10.000 garrafas PET de 2 litros, 3.000 garrafas de 600ml, e 3.000 garrafas de vidro para construir as sala de estar, sala de jantar, cozinha, dois quartos e um banheiro.

A iniciativa é inovadora, mas a técnica já é antiga e já realizada em várias partes do mundo. Abaixo uma casa na Sérvia, também construída de garrafas plásticas e uma casa americana construída em 1905, usando 51 mil garrafas de cerveja (de vidro).

Para mais informações visite o site Eco-tecnologia.com e veja também outros projetos desenvolvidos pela ECO-TEC.

Acreditem ou não uma garrafa PET demora aproximadamente 200 anos para se decompor. E essa é uma perfeita solução para esse problema.

Tenho certeza que irão gostar dessa idéia maravilhosa.


Mari.





4 comentários:

  1. Imagine se o nosso governo brasileiro e outros países pobres adotassem essa idéia como não seria interessante ao invés de barracos e casas mal acabadas a perfeita harmonia de casas bem construídas e ecologicamente corretas, mas o lobby da construção civil aqui no Brasil é muito grande e há muitos políticos donos destas "indústrias" para lavagem de dinheiro dos mesmos , mas está aí uma grande idéia e uma ótima iniciativa , parabéns pelo blog meu grande amor . Beijos .

    ResponderExcluir
  2. Mari do céu... to aqui vahando pelo seu blog!!! AMEI esta idéia de adesivos em papel contact, eu tb sou louca por adesivos, mas até agora só tive coragem de comprar para o quarto da isa, pois são mto caros.... Sou louca pra colocar uma árvore no meu quarto e essa sua é perfeitaaaaaaaaaaaa.
    Ai como eu quero!!!! Será que eu consigo??????

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, quando vc fez esse adesivo vc desenhou a árvore direto no contact ou tinha algum modelo???
    Amei ! E num futuro bem próximo estou querendo copiar a idéia.
    bjos!

    ResponderExcluir