terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Dicas de Feng Shui para harmonizar sua casa.

Com pelo menos três mil anos de existência, o Feng Shui é uma arte chinesa que harmoniza o ambiente e traz prosperidade e boa sorte através da combinação dos Cinco Elementos da Astrologia chinesa (Madeira, fogo, água, terra e metal) e do equilíbrio dos opostos Yin e Yang. Para que um ambiente seja harmonioso e equilibrado, ele deverá ter abundância de energia Chi, que é a força universal da vida.

Abaixo algumas dicas para transformar o seu ambiente mais harmonioso através do Feng Shui:

> Jogue fora tudo o que não é usado, doe roupas e objetos que não servem mais, livre-se de papéis velhos, evite o hábito de acumular coisas sem necessidade. Assim você combate a estagnação de energia e abre espaço para atrair coisas novas para a sua vida.

> Arrumação, limpeza e organização são aspectos fundamentais para a boa circulação de energias positivas e impedimento para a presença da energia negativa. Isso não requer nenhum investimento financeiro; é apenas uma questão de atitude. Por menor e mais simples que seja uma moradia, ela pode apresentar-se agradável se estiver bem cuidada e cuidada com amor.

>Espalhe coisas alegres pela sua casa para lhe ajudar a ter um modo de pensar e se comportar mais positivo e otimista.

> Cuidar do espaço onde permanecemos um longo período de tempo é cuidar do nosso próprio estado físico, mental e emocional. Nosso bem-estar e saúde física dependem diretamente de uma mente sadia e de um emocional equilibrado.

> O fogão é o responsável pela prosperidade da casa. Mantenha-o sempre limpo. Quanto melhor o seu aspecto, maior a prosperidade - seja ela material, intelectual, física, emocional ou espiritual. O fogão de sua casa deve estar sempre limpo e funcionando perfeitamente. Evite usar sempre a mesma boca. Use todas.

> Coloque em sua casa, a representação de cada um dos cinco elementos usados no Feng Shui, que são: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira.

> Faça com que sua casa esteja sempre em boas condições de pintura, sem goteiras nem lâmpadas queimadas. Mantenha as janelas limpas e com todas as vidraças inteiras.

> Os primeiros shars que você deve neutralizar são os que estão na porta da frente de sua casa. Pare por uns minutos na porta da frente olhando para fora e observe. Depois, vire-se para dentro e observe. O que você notar que está atrapalhando a harmonia de uma das duas visões é um shar.

> Retire tudo que impeça a visão da entrada da sua casa, como por exemplo, árvores ou plantas muito grandes que ficam na frente da sua porta. Faça poda nas árvores e plantas, pendure sinos tibetanos, coloque um bonito tapete e uma estátua de animal (de preferência animais ferozes ou aves de rapina). Você pode colocar também, uma banheira para passarinhos ou um chafariz próximo ao portão.

> Às vezes, é difícil observarmos o que está desarmônico na nossa casa, porque nos acostumamos com a visão. Uma boa idéia é tirar fotos. Tire fotos da frente de sua casa estando na rua, no portão, na porta, com esta aberta para dentro, de cada um dos cantos dos cômodos, da porta da cozinha, etc. Observe nas fotos o que há de errado, tipo: pintura, iluminação, harmonia na disposição dos móveis, necessidade de reparos em peças de madeira, etc.

> As melhores mesas são as que têm formato redondo, oval ou octogonal.


> Retire os móveis em excesso da sala de jantar. Deixe que haja liberdade de movimento para quem circula ou para quem está à mesa.

> Se você mora sozinho, use todas as cadeiras da mesa alternadamente. Evite usar sempre a Mesma.

> Sua cama deve Ter acesso por ambos os lados. Não coloque nada embaixo dela.

> Se você tem um quarto grande e arejado, pode colocar uma planta bonita próxima a janela. Mas não exagere. A respiração noturna das plantas não é boa.

> Coloque uma "cadeira do papai" para você sentar quando receber visitas na sua casa. Ela deve estar no angulo mais distante, visto da porta da frente. Deve estar levemente em posição diagonal com relação aos outros móveis.

> Em todos os lugares escuros da casa, você pode colocar abajures e luminárias. Fica um charme.

> Disponha os móveis da sua casa de forma que haja bastante espaço para circular. Caso não tenha como, repense na real necessidade de todos os móveis. As cadeiras e sofás devem estar sempre encostados numa parede. De preferência, numa posição em que se vejam quem entra.

> Faça de sua sala, um lugar agradável, com cadeiras e sofás confortáveis, muita luz de abajures e luminárias, quadros bonitos e suaves, objetos de decoração elegantes, etc.

> Caso haja luz do sol num momento de visita, deixe que esta esteja sentada de frente para o sol. Ela vai adorar sua casa. Se for a noite, a mesma recomendação para a lua.

> Use várias cores na sua casa. Se você tiver o chão, as paredes e o teto da mesma cor tornam-se um ambiente frio. Faça esta experiência. Nos lugares onde se senta para conversar, use objetos (cortinas, abajures, sofás, cadeiras, decorações, etc.) de cores vibrantes, como o vermelho, amarelo ou roxo.

> Tenha um bichinho de estimação. Eles são ótimos "condutores" de boa energia. Dê preferência a bichos pequenos e mansos.

> Ambientes mal iluminados geram comportamentos introspectivos, menos comunicativos. Excesso de mobília ou decoração, livros e revistas empilhados, roupas amontoadas geram conflito de raciocínio, confusão mental, dificuldade de decisão. Cortinas de tecidos pesados que impeçam a passagem da luz e a visão externa causam sensação de solidão. Excesso de pó, sujeira no piso, azulejos opacos despertam sensação de abandono.

Expresse o seu desejo num papel, escreva com a intenção focalizada nesse objetivo e coloque esse papel dentro de um envelope vermelho. Se o seu desejo for relacionado a prosperidade, por exemplo, guarde esse envelope na área correspondente, de acordo com o baguá. Você pode fazer vários envelopes vermelhos e ocultá-los em áreas diferentes, conforme o caso.

> As tarefas devem ser divididas e todos os moradores devem estar conscientes da sua participação no todo. Cômodos harmonizados constituem uma casa inteira harmonizada. As crianças, os adolescentes, o casal, os idosos, cada um em sua devida proporção tem sua atuação na preservação do ambiente saudável.


Espero que gostem dessas dicas.


Um beijo.


Mari.


3 comentários:

  1. Chique, chique, chique!

    bjooo

    saudadees

    ResponderExcluir
  2. Obrigada miiii!
    Sabia que poderia gostar!

    Saudades também! Muitas!
    *-*

    ResponderExcluir
  3. que dicas ótimas, adorei.
    qto a mangueira, é aquela que enrola nas árvores da rua, lembrou???
    bjos
    videcorando

    ResponderExcluir